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"A gente não esquece porque a gente sabe o que vai dizer" : uma etnografia da cantoria de pé-de-parede da zona da mata de Pernambuco /

[PT]Este trabalho é um estudo etnográfico da cantoria de pé-de-parede da Zona da Mata de Pernambuco. O pé-de-parede é uma reunião de fim de semana, que tem maior incidência no segundo semestre do ano, e congrega amigos, vizinhos e parentes no quintal de uma casa ou em um estabelecimento comercial se...

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Detalhes bibliográficos
Main Authors: Silva, Simone., Sigaud, Lygia, Neiburg, Federico, Universidade Federal do Rio de Janeiro., Museu Nacional (Brasil).
Formato: Livro
Idioma:Português
Publicado em: UFRJ, 2010
Assuntos:
Acesso em linha:https://minerva.ufrj.br/F/?func=direct&doc_number=000736475&local_base=UFR01
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Descrição
Resumo:[PT]Este trabalho é um estudo etnográfico da cantoria de pé-de-parede da Zona da Mata de Pernambuco. O pé-de-parede é uma reunião de fim de semana, que tem maior incidência no segundo semestre do ano, e congrega amigos, vizinhos e parentes no quintal de uma casa ou em um estabelecimento comercial semelhante a um bar para escutar uma dupla de poetas-cantadores criando versos de improviso. O objetivo dessa etnografia é compreender o significado da cantoria para as pessoas do contexto estudado e também apresentar a gênese da figura do poeta e o processo pelo qual o mesmo se insere na cantoria, desenvolve a habilidade de cantador e se torna “profissional”. Buscar-se-á demonstrar com esse estudo que a cantoria é um espaço de socialização entre amigos, parentes, vizinhos e familiares, é também o lugar onde o prestígio e a honra locais são reafirmados, é um dom que intermedeia as relações daqueles que dela participam. O material etnográfico permitiu discutir alguns pontos envoltos no ato da organização e realização desse evento, entre eles: a interface entre as mudanças ocorridas no âmbito da realização da cantoria e as transformações sócio-econômicas da zona da mata a partir dos 1960; a constituição da viola enquanto uma oportunidade de profissionalização frente ao trabalho na cana ou na roça; a relação de reciprocidade e a criação e reafirmação de laços e papéis sociais no ambiente da cantoria, uma singular forma de sociabilidade e, por fim, os vários sentidos que as pessoas dão ao dinheiro desde a organização à realização do evento.
Descrição Física:xv, 305,[3]f. :il. ;30 cm +cd-rom.