A carregar...

"-O que eu vejo é o beco". Manuel Bandeira : a poética do entre-lugar /

[PT] Após anos de estudo dedicado, chegamos à conclusão de que alguns equívocos no ato de leitura da obra em exame precisavam ser desfeitos, o que significou revisar aspectos de ordem teórica, a saber: o para biografia e poesia com os seus desdobramentos ficção e confissão, memória e realidade, todo...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Main Authors: Ribas, Maria Cristina Cardoso., Helena, Lucia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Formato: Livro
Idioma:Português
Publicado em: UFRJ, 1997
Assuntos:
Acesso em linha:https://minerva.ufrj.br/F/?func=direct&doc_number=000870890&local_base=UFR01
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id aleph-UFR01-000870890
record_format aleph
institution UFRJ
collection Minerva
language Português
topic Bandeira, Manuel, 1886-1968 Crítica e interpretação.
Poesia brasileira Séc. XX História e crítica.
Realidade na literatura.
Memória na literatura.
spellingShingle Bandeira, Manuel, 1886-1968 Crítica e interpretação.
Poesia brasileira Séc. XX História e crítica.
Realidade na literatura.
Memória na literatura.
Ribas, Maria Cristina Cardoso.
Helena, Lucia,
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
"-O que eu vejo é o beco". Manuel Bandeira : a poética do entre-lugar /
description [PT] Após anos de estudo dedicado, chegamos à conclusão de que alguns equívocos no ato de leitura da obra em exame precisavam ser desfeitos, o que significou revisar aspectos de ordem teórica, a saber: o para biografia e poesia com os seus desdobramentos ficção e confissão, memória e realidade, todos habitualmente vistos de forma solidária e como fonte matricial à poesia. Tal revisão estende-se, obviamente, à outra discussão: o grau de veracidade dispensado ao discurso biográfico. Outra revisão que empreendemos dirigi-se à desconstrução de uma leitura classificatória e coercitiva dos livros de Estrela da vida inteira a qual, com base na esquematização linear do pensamento, insiste em enquadrar as mais diferentes poesias nos moldes da periodização literária. Assim que, ao reexaminar o texto poético de Bandeira e a leitura crítica até então empreendida, rasurando equívocos, endossando algumas interpretações, recusando outra, nossa aventura abre-se com a constituição gradual de uma postura interpretativa, uma área de obsservação libertina, um limite fluido a que chamamos entre-lugar. Nosso modus interpretandi exige também uma reformulação incansável do olhar do crítico antes e durante o próprio ato de leitura, numa reação encadeada que urge atenção constante nos mais váriaos nívesis de análise: teórico, psicológico, didático, emocional... Nosso percurso de leitura foi construído sem pressa, ao longo desses anos, a partir do desdobramento da ideia de différAnce de Jacquer Derrida, passando pelas demais rupturas na estruturação do pensamento empreendia pelos filósofos pós-estruturalistas franceses e a Teoria transdisciplinar da Interpretação desenvolvida por Roberto Corrêa dos Santos, no Brasil. Com ênfanse na organização topográfica do pensamento via Foucault, desenvolvemos o nosso trabalho através de metáforas espaciais, as quais aparecem em profusão na poesia bandeiriana.E, finalmente, para configurar a nossa leitura, valemo-nos das profundas discussões e o trabalho desenvolvido com poesia moderna e modernista por Lucia Helena e Jorge da Silveira. Nesta perspectiva de confluências, conseguimos construir um lugar que não é utopia e que, pela fluidez da condição fronteiriça, também não funda ou inaugura um novo lugar: eciste na (im)precisa área de percepção e flexibilidade do intérprete diante do texto literário- o entre-lugar.[EN] After years of dedicated study, we came to the conclusion that some misunderstandings in the reading of the work under examination needed to be broken down, which meant revising theoretical aspects, namely: o for biography and poetry with its unfolding fiction and confession, memory and reality, all habitually seen in solidarity and as a matrix source for poetry. Such a review obviously extends to the other discussion: the degree of truthfulness dispensed to the biographical discourse. Another review that we have undertaken is directed to the deconstruction of a classificatory and coercive reading of the Estrela books of the whole life that, based on the linear schematization of the thought, insists on framing the most different poesias in the molds of the literary periodization. Thus, in reexamining the poetic text of Bandeira and the critical reading hitherto undertaken, shaving misunderstandings, endorsing some interpretations, rejecting another, our adventure opens with the gradual constitution of an interpretative posture, an area of ​​libertine obsservation, a limit fluid that we call inter-place. Our modus interpretandi also demands a tireless reformulation of the critic's gaze before and during the reading act itself, in a chain reaction that urges constant attention in the most various levels of analysis: theoretical, psychological, didactic, emotional ... Our reading course was constructed without hurry, over the years, from the unfolding of the idea of ​​différAnce of Jacquer Derrida, passing through the other ruptures in the structuring of the thought undertaken by the French poststructuralist philosophers and the Interpretive Theory of the Interpretation developed by Roberto Corrêa dos Santos, in the Brazil. With emphasis on the topographic organization of thought via Foucault, we develop our work through spatial metaphors, which appear in profusion in the poetry of the bandeirani.And finally, to configure our reading, we use the deep discussions and the work developed with poetry modern and modernist art by Lucia Helena and Jorge da Silveira. In this perspective of confluences, we have succeeded in constructing a place that is not utopia and which, due to the fluidity of the frontier condition, does not create or inaugurate a new place either: it exists in the (im) precise area of ​​perception and flexibility of the interpreter before the literary text between-place.
format Livro
author Ribas, Maria Cristina Cardoso.
Helena, Lucia,
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
author_facet Ribas, Maria Cristina Cardoso.
Helena, Lucia,
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
author_sort Ribas, Maria Cristina Cardoso.
title "-O que eu vejo é o beco". Manuel Bandeira : a poética do entre-lugar /
title_short "-O que eu vejo é o beco". Manuel Bandeira : a poética do entre-lugar /
title_full "-O que eu vejo é o beco". Manuel Bandeira : a poética do entre-lugar /
title_fullStr "-O que eu vejo é o beco". Manuel Bandeira : a poética do entre-lugar /
title_full_unstemmed "-O que eu vejo é o beco". Manuel Bandeira : a poética do entre-lugar /
title_sort "-o que eu vejo é o beco". manuel bandeira : a poética do entre-lugar /
publisher UFRJ,
publishDate 1997
physical 138 f. ;30 cm.
url https://minerva.ufrj.br/F/?func=direct&doc_number=000870890&local_base=UFR01
_version_ 1691066040707973120
spelling aleph-UFR01-0008708902020-10-02T10:17:05Z00000ntm a22 a 450020181010161651.0181010s1997 rjb rm 000 0 por dBR-RjUFporBR-RjUFporengx-x---Ribas, Maria Cristina Cardoso."-O que eu vejo é o beco". Manuel Bandeira :a poética do entre-lugar /Maria Cristina Cardoso Ribas.Rio de Janeiro :UFRJ,1997.138 f. ;30 cm.Orientador: Lucia Helena.Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, 1997.Bibliografia: f. 123-133.[PT] Após anos de estudo dedicado, chegamos à conclusão de que alguns equívocos no ato de leitura da obra em exame precisavam ser desfeitos, o que significou revisar aspectos de ordem teórica, a saber: o para biografia e poesia com os seus desdobramentos ficção e confissão, memória e realidade, todos habitualmente vistos de forma solidária e como fonte matricial à poesia. Tal revisão estende-se, obviamente, à outra discussão: o grau de veracidade dispensado ao discurso biográfico. Outra revisão que empreendemos dirigi-se à desconstrução de uma leitura classificatória e coercitiva dos livros de Estrela da vida inteira a qual, com base na esquematização linear do pensamento, insiste em enquadrar as mais diferentes poesias nos moldes da periodização literária. Assim que, ao reexaminar o texto poético de Bandeira e a leitura crítica até então empreendida, rasurando equívocos, endossando algumas interpretações, recusando outra, nossa aventura abre-se com a constituição gradual de uma postura interpretativa, uma área de obsservação libertina, um limite fluido a que chamamos entre-lugar. Nosso modus interpretandi exige também uma reformulação incansável do olhar do crítico antes e durante o próprio ato de leitura, numa reação encadeada que urge atenção constante nos mais váriaos nívesis de análise: teórico, psicológico, didático, emocional... Nosso percurso de leitura foi construído sem pressa, ao longo desses anos, a partir do desdobramento da ideia de différAnce de Jacquer Derrida, passando pelas demais rupturas na estruturação do pensamento empreendia pelos filósofos pós-estruturalistas franceses e a Teoria transdisciplinar da Interpretação desenvolvida por Roberto Corrêa dos Santos, no Brasil. Com ênfanse na organização topográfica do pensamento via Foucault, desenvolvemos o nosso trabalho através de metáforas espaciais, as quais aparecem em profusão na poesia bandeiriana.E, finalmente, para configurar a nossa leitura, valemo-nos das profundas discussões e o trabalho desenvolvido com poesia moderna e modernista por Lucia Helena e Jorge da Silveira. Nesta perspectiva de confluências, conseguimos construir um lugar que não é utopia e que, pela fluidez da condição fronteiriça, também não funda ou inaugura um novo lugar: eciste na (im)precisa área de percepção e flexibilidade do intérprete diante do texto literário- o entre-lugar.[EN] After years of dedicated study, we came to the conclusion that some misunderstandings in the reading of the work under examination needed to be broken down, which meant revising theoretical aspects, namely: o for biography and poetry with its unfolding fiction and confession, memory and reality, all habitually seen in solidarity and as a matrix source for poetry. Such a review obviously extends to the other discussion: the degree of truthfulness dispensed to the biographical discourse. Another review that we have undertaken is directed to the deconstruction of a classificatory and coercive reading of the Estrela books of the whole life that, based on the linear schematization of the thought, insists on framing the most different poesias in the molds of the literary periodization. Thus, in reexamining the poetic text of Bandeira and the critical reading hitherto undertaken, shaving misunderstandings, endorsing some interpretations, rejecting another, our adventure opens with the gradual constitution of an interpretative posture, an area of ​​libertine obsservation, a limit fluid that we call inter-place. Our modus interpretandi also demands a tireless reformulation of the critic's gaze before and during the reading act itself, in a chain reaction that urges constant attention in the most various levels of analysis: theoretical, psychological, didactic, emotional ... Our reading course was constructed without hurry, over the years, from the unfolding of the idea of ​​différAnce of Jacquer Derrida, passing through the other ruptures in the structuring of the thought undertaken by the French poststructuralist philosophers and the Interpretive Theory of the Interpretation developed by Roberto Corrêa dos Santos, in the Brazil. With emphasis on the topographic organization of thought via Foucault, we develop our work through spatial metaphors, which appear in profusion in the poetry of the bandeirani.And finally, to configure our reading, we use the deep discussions and the work developed with poetry modern and modernist art by Lucia Helena and Jorge da Silveira. In this perspective of confluences, we have succeeded in constructing a place that is not utopia and which, due to the fluidity of the frontier condition, does not create or inaugurate a new place either: it exists in the (im) precise area of ​​perception and flexibility of the interpreter before the literary text between-place.Bandeira, Manuel,1886-1968Crítica e interpretação.Poesia brasileiraSéc. XXHistória e crítica.Realidade na literatura.Memória na literatura.Helena, Lucia,1946-orient.Universidade Federal do Rio de Janeiro.Faculdade de Letras000870890UFR01TDFRJ25TesesT B869.15 B214ri250149213/2018250149213(DOAÇÃO)2018101001UFR01TDFRJ73TesesLETRAS/CLA 1239870890-20ORIGINAL2018120407