A carregar...

"Nós estamos aqui" : o hip hop e a construção de identidades em um espaço de produção de sentidos e leituras de mundo /

[PT] Essa dissertação toma o Hip Hop na escola como um instrumento de análise para pensar as identidades, em especial a identidade negra, em confronto a desafios tais como o ideal do branqueamento. Essa é uma questão que é central nos assuntos contemporâneos. O objetivo geral do presente estudo foi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Main Authors: Ribeiro, William de Goes, Canen, Ana, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Formato: Livro
Idioma:Português
Publicado em: UFRJ, 2008
Assuntos:
Acesso em linha:https://minerva.ufrj.br/F/?func=direct&doc_number=000672376&local_base=UFR01
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:[PT] Essa dissertação toma o Hip Hop na escola como um instrumento de análise para pensar as identidades, em especial a identidade negra, em confronto a desafios tais como o ideal do branqueamento. Essa é uma questão que é central nos assuntos contemporâneos. O objetivo geral do presente estudo foi analisar até que ponto o Hip Hop pode contribuir na construção da identidade de maneira positiva. Seu eixo principal da interrogação está na dualidade diferença-igualdade na luta contra preconceitos e estereótipos. A metodologia está baseada no estudo etnográfico (entrevista semi-estruturada, observação participante e análise de documentos) como também pesquisa-ação. Os resultados da pesquisa indicam limites, potenciais e desafios ao desenvolvimento de um projeto com uma prática cultural específica, tal como o Hip Hop na escola, numa perspectiva multicultural crítica. Contudo, o ideal do branqueamento é um problema educacional e social que tem raízes históricas. O presente estudo indica que a transcendência da aproximação de raça deve incluir muitos atores na emancipação (estudantes, família, professores, comunidade escolar). Porém, existem outras possibilidades de intervenção, explicitado no estudo quando este revela um processo configurado na pluralidade, a partir de diversas experiências, baseado, por exemplo, na perspectiva cultural híbrida pela qual a identidade Hip Hop pode ser concebida. O estudo argumenta, portanto, que o projeto, além disso, discute sobre desigualdade, assim como, atividades desenvolvidas na escola num alcance crítico-transformador, podendo ser um caminho para a mudança em ambos, o ideal do branqueamento e o racismo (institucional e difuso), sendo influente no desafio de outros processos que o atravessem, como o machismo e o sexismo.[EN] This dissertation uses Hip Hop in school as an analyzing instrument to think about identity, especially black identity, facing challenges such as the ideal of being white. This is an inquiry which is a central contemporary educational concern. The general aim of the current study was to analyze to what extent Hip Hop can contribute to the construction of identity in a positive manner. Its main axis of interrogation is the duality difference-equality and the fight against prejudices and stereotypes. The method is based on an ethnographic study (semistructured interviews, participatory observation and document analysis) as well as action research. The research result indicates limits, potentials and challenges for the development of a project with a special cultural practice, such as Hip Hop in school, in a critical multicultural perspective. However, the ideal of being white is an educational and social problem, which has historical roots. The present study indicates that the transcendence of that approach to race should include various emancipation actors (students, family, teachers, school community). Notwithstanding, there are other intervention possibilities, elaborated in the study when it reveals a plurality process, based on divers experiences, based, for instance, on the hybrid cultural perspective through which the Hip Hop identity can be conceived. The study argues therefore that undertaking further discussions about inequality, as well as developing school activities in a critical-transformative approach can be a way to challenge both the ideal of being white and racism (institutional and muted), being influential on the challenge of other processes of freezing and discriminating identities, such as “machismo” and sexism.
Descrição Física:214 f. :il. color. ;30 cm.